segunda-feira, 27 de novembro de 2023

A evolução do empreendedorismo



 Você conhece
a história do empreendedorismo?

O empreendedorismo é uma prática antiga que se refere a uma pessoa que cria e gerencia um negócio com o objetivo de obter lucro. Embora tenha sido um termo popularizado apenas no século XX, os empreendedores existem há muito tempo na história da humanidade.

Ao longo da história, muitos empreendedores se destacaram. Por exemplo, Marco Polo, um comerciante italiano, foi um dos primeiros a introduzir a seda e outros produtos asiáticos na Europa, criando uma rota comercial que se estendeu da Europa até a Ásia. Na época, ele teve que superar muitos obstáculos, incluindo o desconhecimento das rotas comerciais e a falta de segurança.

Outro exemplo histórico de empreendedorismo é a história de Thomas Edison. Ele é conhecido como um dos maiores inventores da história, tendo criado mais de mil patentes, incluindo a lâmpada elétrica e o fonógrafo. Ele também fundou a General Electric Company, que se tornou uma das maiores empresas do mundo.

Ao longo do século XX, o empreendedorismo se tornou uma prática mais comum. A era pós-guerra viu o surgimento de muitas empresas de tecnologia, incluindo a IBM e a Microsoft, fundadas por empreendedores como Bill Gates e Paul Allen. Mais tarde, a internet proporcionou uma oportunidade sem precedentes para o empreendedorismo, com a criação de empresas como Google, Facebook e Amazon.

Hoje em dia, o empreendedorismo é visto como uma forma de criar empregos, gerar inovação e criar valor econômico. Muitas instituições governamentais e privadas incentivam o empreendedorismo, oferecendo financiamento, mentorias e recursos para novos empreendedores. Além disso, o empreendedorismo social, que busca soluções para problemas sociais e ambientais, está se tornando cada vez mais popular.

Mas, fala-se muito hoje do mindset empreendedor, ou seja, uma forma de pensar que caracteriza os empreendedores.

Pensar de forma empreendedora envolve uma mentalidade que busca identificar oportunidades e soluções criativas para os desafios. Algumas dicas para pensar de forma empreendedora são:

Identificar oportunidades: estar atento às necessidades e demandas do mercado, observar tendências e identificar oportunidades de negócio.

  • Inovação: buscar soluções criativas e diferentes para os desafios, procurar por novas formas de fazer as coisas e buscar inovar em produtos e serviços.

  • Proatividade: ser pró-ativo, tomar a iniciativa e ser persistente nas ações que visam alcançar um objetivo.
  • Foco no cliente: colocar o cliente no centro das decisões e buscar compreender suas necessidades e desejos.
  • Capacidade de adaptação: estar aberto a mudanças e ser flexível para se adaptar às novas realidades do mercado e às necessidades dos clientes.
  • Capacidade de liderança: ser capaz de motivar e inspirar outras pessoas a seguir seus objetivos e missão.
  • Perseverança: ser persistente e determinado em alcançar seus objetivos, mesmo diante de dificuldades e obstáculos.

Essas são apenas algumas dicas para pensar de forma empreendedora. Em geral, a mentalidade empreendedora envolve ser criativo, estar aberto a novas ideias e oportunidades, ser proativo, resiliente e ter uma visão clara do futuro.

https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/conhece-a-historia-do-empreendedorismo,8f11c793d9e96810VgnVCM1000001b00320aRCRD

EMPREENDEDORISMO NO BRASIL 

No Brasil, a história do empreendedorismo é um pouco mais recente, uma vez que somos parte do novo mundo.

Podemos olhar no nosso passado e desde a descoberta pelos portugueses, houve um empreendedorismo por parte dos colonizadores com as nossas matérias-primas, como a madeira, a cana de açúcar e o ouro, ainda que os resultados fossem para a Europa.

Após a independência, um nome que podemos citar foi o de Barão de Mauá, que conseguiu empreender rapidamente com a importação de meios de produção e de transporte para o país, o que foi extremamente importante para a industrialização brasileira. 

No entanto, o empreendedorismo em si só chegou com esse nome nos anos 1990 com uma forte abertura econômica. Para competir com os produtos importados, os brasileiros logo abraçaram novas oportunidades para criar novos negócios e projetos a fim de se sobressair no mercado.

Diversos empreendedores obtiveram muito sucesso e podemos ver cases de sucesso como o Abílio Diniz, do Grupo Pão de Açúcar, e a Luiza Helena Trajano, da Magazine Luiza, que inspiram diversos profissionais sempre.

Atualmente, cerca de 52 milhões de brasileiros possuem um negócio próprio e temos uma taxa de empreendedorismo total de 38%, o que é uma das maiores do mundo. Esses números apresentados só mostram o nosso potencial para empreender! 

https://rockcontent.com/br/blog/historia-do-empreendedorismo/




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boas vindas.

Boas vindas!

 Olá pessoal! Sejam bem vindos ao blog. Desejo a todos um excelente início de ano letivo. Este blog tem como objetivo  informar sobre: Calen...