Semana 1
Professor(a): Vânia Maria de Freitas | Turma: 1º Ano Ensino Médio | Semana(s): 1 |
Título: O que é empreendedorismo? | ||
Tema do componente curricular: O que é empreendedorismo? | ||
Objetivos a serem alcançados no período indicado: Entender qual a visão dos estudantes sobre o que é Empreendedorismo e definir o que é. Mostrar que empreender vai além da criação de um negócio. Trazer para a turma exemplos de atitude empreendedora em situações do cotidiano. Debater o tema com a turma. | ||
Recursos necessários e descrição de como serão aplicados: Recursos digitais: Internet, Youtube. Recursos físicos: Quadro branco, pincel, sala maker, Chromebook, datashow, texto impresso. | ||
Nome e descrição da metodologia escolhida: Metodologia ativa analítica, seminário e discussão, onde o aluno aprende de forma autônoma e participativa. | ||
Descrição da proposta de abertura da aula: Boas vindas aos alunos, apresentação da professora, dos alunos e da disciplina. | ||
Descrição detalhada de como será a aula: O professor escreve no quadro a pergunta “O que é empreendedorismo?” e deixa que cada aluno fale o que entende por empreendedorismo. Após todos falarem o professor exibe o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=24lyMv6BrbY , ao término do vídeo o professor volta a discussão e anota no quadro as definições que chegaram juntos. Após todos anotarem a definição o professor pede que leiam o texto e respondam as questões, corrigindo-as em seguida com os alunos. https://docs.google.com/document/d/1imunQwAphKraVBMExnZIMYXJ6XfM9-bL6gjxdooRec0/edit?usp=sharing . | ||
Descrição da(s) forma(s) de avaliação: O aluno será avaliado de acordo com sua participação e interação na sala de aula, e através da interpretação do texto lido. | ||
Descrição do encerramento da aula: Propor uma atividade (para casa): Pedir que os alunos assistam ao pequeno vídeo sobre atitudes empreendedoras https://www.youtube.com/watch?v=tO59ZygBzFY . Pedir para que os estudantes encontrem exemplos de situações próximas a eles em que alguém agiu de maneira empreendedora. |
Professor(a):Vânia Maria de Freitas | Turma: 1º Ano Ensino Médio | Semana(s): 2 |
Título: O que é empreendedorismo? | ||
Tema do componente curricular: Atitude Empreendedora. | ||
Objetivos a serem alcançados no período indicado: Apresentar e discutir a atividade proposta na aula anterior. Identificar situações cotidianas em que são observados exemplos de atitudes empreendedoras capazes de gerar valor social e/ou econômico. Entender e conhecer sobre atitudes empreendedoras, características presentes e características que podem ser desenvolvidas. | ||
Recursos necessários e descrição de como serão aplicados: Recursos digitais: Internet. Recursos físicos: Sala Maker, Chromebook, datashow, smartphone dos alunos. | ||
Nome e descrição da metodologia escolhida: Metodologia ativa, sala invertida, onde o aluno aprende de forma autônoma e participativa, com o auxílio da tecnologia, transformando qualquer ambiente em um espaço dedicado ao estudo. | ||
Descrição da proposta de abertura da aula: O professor faz um breve resumo da aula anterior e pede que os alunos falem sobre o vídeo assistido em casa. | ||
Descrição detalhada de como será a aula: Os estudantes trazem suas contribuições individuais, e, organizados em grupos, debatem e selecionam os exemplos mais representativos. Depois, cada grupo apresenta os casos que selecionou. A turma debate e analisa os casos apresentados com o apoio do(a) professor(a). | ||
Descrição da(s) forma(s) de avaliação: A avaliação será baseada na participação dos alunos, na dedicação e atenção ao que foi proposto em aula, nos comentários e na apresentação dos empreendedores escolhidos por eles. | ||
Descrição do encerramento da aula: Os alunos farão uma autoavaliação sobre o que apresentaram na aula. Pedir que os alunos postem no Blog as atitudes empreendedoras que apresentaram em sala de aula. |
Professor(a): Vânia Maria de Freitas | Turma: 1º Ano Ensino Médio | Semana(s): 3 |
Título: O que é empreendedorismo? | ||
Tema do componente curricular: A evolução das discussões sobre o empreendedorismo. | ||
Objetivos a serem alcançados no período indicado: Apresentar um breve histórico da evolução do conceito “Empreendedorismo” ao longo do tempo, incluir na discussão os diferentes entendimentos para o termo empreendedor. Apresentar o empreendedor como agente de transformação, com importante papel no desenvolvimento econômico e social e para a superação de problemas em diferentes contextos. | ||
Recursos necessários e descrição de como serão aplicados: Recursos digitais: Internet, Youtube. Recursos físicos: Sala Maker, Chromebook, datashow, quadro branco, pincel, cartolina, canetinhas. | ||
Nome e descrição da metodologia escolhida: Metodologia ativa analítica, seminário e discussão, onde o aluno aprende de forma autônoma e participativa. | ||
Descrição da proposta de abertura da aula: Professor faz introdução relembrando o que já viram até o momento sobre empreendedorismo. | ||
Descrição detalhada de como será a aula: Após a introdução o professor projeta os vídeos sobre: o surgimento do empreendedorismo https://www.youtube.com/watch?v=LUr2QeynCF; o Crescimento do Empreendedorismo no Brasil https://www.youtube.com/watch?v=FjaFyR3lz3M e sobre os tipos de empreendedorismo https://www.youtube.com/watch?v=kS3xx-luVPY&t=456s . Posteriormente a exibição dos vídeos, o professor pedirá que os alunos formem grupos, e façam suas anotações e considerações para exposição na turma, cada grupo fará um cartaz com os pontos relevantes para um mural, em seguida haverá um debate sobre o tema. | ||
Descrição da(s) forma(s) de avaliação: A avaliação será baseada na participação dos alunos, na dedicação e atenção ao que foi proposto em aula, nos comentários e na apresentação dos cartazes e debates. | ||
Descrição do encerramento da aula: O professor encerra a aula fazendo no quadro branco as anotações que julgar necessárias para um resumo e fixação de conhecimentos. Será publicado no blog textos e vídeos sobre o conteúdo estudado, os alunos terão que fazer comentários nas publicações. |
Professor(a):Vânia Maria de Freitas | Turma: 1º Ano Ensino Médio | Semana(s): 4 |
Título: O que é empreendedorismo? | ||
Tema do componente curricular: Quem é o (a) empreendedor(a)? | ||
Objetivos a serem alcançados no período indicado: Retomar as visões do empreendedorismo para detalhar as características do comportamento empreendedor. Descrever as características e mostrar exemplos de sua aplicação em situações concretas. Propor exercício (para casa) em que os alunos entrevistem empreendedores locais/regionais e identifiquem na trajetória deles características do comportamento empreendedor. Reservar espaço na aula para que os alunos façam um plano de ação para o cumprimento do exercício. | ||
Recursos necessários e descrição de como serão aplicados: Recursos digitais: Internet, Youtube. Recursos físicos: Quadro branco, pincel, sala maker, Chromebook, datashow. | ||
Nome e descrição da metodologia escolhida: Metodologias: Pesquisa de campo. As pesquisas de campo são práticas excelentes para possibilitar que o ensino, o engajamento e a prática do pensamento analítico aconteçam fora do ambiente da sala de aula. Como o nome dá a entender, é uma pesquisa de campo: fora da sala, com pessoas diferentes do seu convívio escolar, sobre qualquer tipo de tema. | ||
Descrição da proposta de abertura da aula: O professor dá boas vindas e fala sobre as contribuições que a turma deu no blog. | ||
Descrição detalhada de como será a aula: O professor exibe o vídeo sobre a história de Silvio Santos, para apresentar aos alunos um homem que teve grandes atitudes empreendedoras. https://www.youtube.com/watch?v=6waii5iT-uU, após a exibição do vídeo deixar que cada aluno fale sobre as atitudes empreendedoras que conseguiram identificar em Silvio Santos fazendo uma ligação com as pessoas de seu convívio. Propor a entrevista com empreendedores locais. Os alunos se organizarão em duplas para definir como será a entrevista que farão extraclasse. | ||
Descrição da(s) forma(s) de avaliação: O aluno será avaliado de acordo com sua participação e interação na sala de aula, e através da organização da entrevista. | ||
Descrição do encerramento da aula: Fazer uma avaliação informal com questionamento dos alunos sobre o desenvolvimento da aula como também das atividades, na próxima aula os alunos deverão postar no blog e apresentar a entrevista feita aos empreendedores locais . |
Nenhum comentário:
Postar um comentário